EVOLUCIONISMO e CRIACIONISMO
frutos do
"AMOR" e do "MEDO"

O título deste texto pode parecer ridículo, mas trata-se apenas de uma interpretação literal facilmente demonstrável de alguns termos relevantes.

Os próprios Criacionistas acusam o Evolucionismo de ser uma FILOSOFIA, e de fato ele é fortemente influenciado por esta da mesma forma que todo o pensamento científico em geral.

FILOSOFIA vem da palavra grega PHILO SOPHIA, que significa "AMOR 'filial' à SABEDORIA", sendo assim a Filosofia é fruto de uma sensação de deslumbramento com o mistério, de gosto pelo conhecimento, ou seja, do AMOR livre e espontâneo pela busca da verdade.

Sendo a CIÊNCIA fortemente influenciada pela Filosofia, e sendo a atividade científica fruto da livre escolha da pessoa que se dispõe a ser um cientista, é claro que esta pessoa é movida pelo gosto ao conhecimento. Ou seja, um Filósofo e um Cientista escolhem seus caminhos por livre e espontânea vontade, por gosto. Por AMOR.

Sendo assim o EVOLUCIONISMO é um fruto dessa busca, um fruto da Ciência e da Filosofia, um FRUTO DO AMOR.

O Criacionismo por sua vez não deixa de ser uma Filosofia, embora gostaria mais de ser uma Ciência, mas antes de tudo ele é TEOLOGIA CRISTÃ, baseando todo o seu conhecimento na própria Bíblia.

E é a própria Bíblia que declara:

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)

"então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2:5)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmos 111:10)

Se for assim todo o conhecimento que se obtêm através da Bíblia, base de todo o CRIACIONISMO, é FRUTO DO MEDO perante Deus. E por que é necessário esse Medo? Por que é preciso tal Temor?

Em minha opinião é simples. Se não houver esse medo da Ira de Deus, esse Temor de Sofrer no Inferno, aquele que buscasse o conhecimento na Bíblia poderia colocar essa busca em primeiro lugar, e cedo ou tarde, iria se desviar de alguns ensinamentos bíblicos, e a religião perderia força. O conhecimento é a maior arma contra o fundamentalismo religioso, e a própria essência da religião abrâamica já previa isso, tanto que Adão e Eva foram expulsos do Éden por comerem do Fruto da Árvore do Conhecimento.

Com esse entrave psicológico do Medo, aquele que busca o conhecimento dentro da Bíblia terá limites claros de alcance, qualquer prenúncio de algo que contradiga a revelação aciona o mecanismo de Temor da Ira de Deus e do Inferno, mantendo os teólogos e apologéticos na linha.

Por isso são aceitos tantos dogmas e contradições irracionais, é melhor aceitar a idéia de que algo totalmente sem sentido seja um mistério divino, do que pensar no fato de que seja pura e simplesmente algo SEM SENTIDO sabendo que isso pode ser considerado um pecado púnivel de modo infinitamente cruel.

Assim funciona o Fundamentalismo Cristão. Pelo MEDO! Pela AMEAÇA do sofrimento perpétuo. Pelo uso indiscriminado da figura de um Demônio ardiloso e um Deus vingativo. Até mesmo os crentes sensíveis preferem não arriscar. E melhor estar errado sendo um fundamentalista tacanho caso não exista Deus, ou exista um Deus verdadeiramente Amoroso, do que estar errado sendo racional e coerente caso exista de fato o paranóico deus pregado por eles.

Na realidade tudo isso não passa de um jogo de palavras, quase um trocadilho, mas ainda assim é notável e revelador.

CRIACIONISMO e EVOLUCIONISMO são respectivamente Frutos do MEDO e do AMOR.


Deixe sua Opinião no